Menu

Batman: Criatura da noite de Kurt Busiek

“QUAL CRIANÇA NÃO GOSTARIA DE SER O BATMAN, AFINAL?”

Essa pergunta fica em aberto na belíssima edição especial de Kurt Busiek “Batman: Creature of the Night”, série essa que provavelmente terá quatro partes, a primeira parte já saiu e já é uma das mais belas histórias do Batman que já li. Obrigado Busiek, obrigado por existir, você me fez vibrar na época de “Arquivos Secretos do Homem-Aranha”, extremamente cuidadoso com a cronologia do herói, algo de um apaixonado pelo personagem, nos fez perder o fôlego em “Marvels”, e fez uma das histórias mais impactantes do Superman, “Identidade Secreta”.

Busiek seria capaz de criar algo tão profundo, aqui não se trata de uma história do Batman, não, trata-se da história de um garotinho também chamado Bruce, que é fã incondicional dos quadrinhos do Batman, em muitos momentos o garoto fantasia seu dia a dia como realmente sendo o Batman, seu tio-avô por exemplo que se chama Alton Frederick Jepsen, o pequeno Bruce utiliza as primeiras sílabas de seu nome e o chama de “Alfred”, o tio embarca nas aventuras do garoto que é muito apegado  ao tio.

De início o garotinho não se trata de um milionário apesar de ter pais muito bem financeiramente, eles moram na cidade de Boston, e para o pequeno Bruce isso é bom pois apesar de Gotham ser baseada em Nova York, a cidade de Boston é muito mais parecida com Gotham, sendo mais sombria e com aspectos muito semelhantes, e também pelo motivo de Metrópolis também ser baseada em Nova York. 

Bruce Wainwright, que se envolve cada vez mais com o mundo dos quadrinhos do Homem-Morcego é pego numa ironia macabra, após chegar de uma divertida noite de Halloween com seus pais, eles percebem que a casa deles está sendo assaltada, sem tempo para reação os pais de Bruce são mortos e o próprio Bruce é baleado, porém, sobrevive. 

Quando o garoto acorda, um policial está a beira de sua cama de hospital e mais uma coincidência, o policial se chama Gordon. A partir daí o garoto é encaminhado para uma escola interna, e o pequeno garoto se vê sozinho, abandonado até mesmo por seu tio Alfred, porém existem motivos obscuros por seu tio não poder ficar com o garoto, mas ele que cuida das finanças de Bruce até ele atingir idade adulta, o tio do garoto é o único parente vivo de Bruce.

Essa série sem dúvida entrará para história das HQs, apesar de não ser uma história do Morcego propriamente dita… Ela se passa no final dos anos 60 e o interessante é que narra a história de um menino que vive no “mundo real” e o Batman é apenas um personagem em quadrinhos, todavia, após tudo isso um misterioso ser está vigiando a cidade de Boston, um ser muito parecido com o Batman, e Bruce o vê em ação!!!

A história é repleta de um drama viciante, os roteiros de Busiek são maravilhosos e a arte de John Paul Leon é magistral, combinando perfeitamente com os roteiros de Kurt Busiek…Resta agora esperar o desenrolar dessa magnífica série, e o que fica no ar realmente é a pergunta: “QUAL CRIANÇA NÃO GOSTARIA DE  SER O BATMAN, AFINAL?”.

Batman: Criatura da Noite é algo primoroso…

 

Apaixonado por hqs dos anos 70 e 80, e acredita piamente que homem aranha e x-men voltarão a ser quadrinhos de ponta...
  • Essa história é praticamente a versão de Superman: Identidade Secreta do Batman, que por coincidência, são do mesmo escritor

    • arthur vergian

      verdade…é uma hq fantástica.