Menu

[Melhores do Ano Central HQ’s] Os Melhores Filmes de 2017!

Eis que 2017 vai chegando ao fim, e enfim chega aquela época do ano em que podemos apurar o que aconteceu de melhor. Este foi um grande ano para o cinema, tivemos gratas surpresas que nos apresentaram a algo novo, mas também tivemos grandes decepções. Este 2017 fica marcado pela exponencial queda dos indicies de bilheteria em relação aos anos anteriores, que foi proporcional ao aumento dos lançamentos de blockbusters, tendo uma média de dois a cada mês, o que culminou  com nenhum filme rompendo a barreira dos bilhões, pelo menos até a data desta publicação, pois sabemos que Star Wars pode se tornar o dono desta proeza a qualquer momento. Pois bem, a intensão desta publicação é fazer uma mini retrospectiva, onde alguns membros da equipe do Central HQ’s separaram uma lista dos cinco melhores lançamentos do ano, confira abaixo:

Ramon Vitor – Redator:

MEU TOP 5:

1 – Blade Runner 2049;

2 – Dunkirk;

3 – Corra! (Get Out!);

4 – Em Ritmo de Fuga (Baby Driver);

5 – Logan.

Explicando minha lista:

Este ano me proporcionou experiências únicas e inovadoras pelas quais não imaginava passar, talvez desta minha lista o único pelo qual esperava grande coisa era Logan, que graciosamente conseguiu cumprir minhas expectativas. Em Ritmo de Fuga era um longa que eu sequer sabia de sua produção, mesmo sendo bastante fã do trabalho do Edgar Wright. O filme tecnicamente é impecável, e as inovações contidas na produção foram responsáveis pelo grande respiro de criatividade que a industria cinematográfica precisava. Dunkirk talvez seja a obra prima máxima de Christopher Nolan, que usou duma linguagem cinematográfica esplendida para contar uma grande e tensa história de guerra. Já o melhor filme e maior surpresa do ano para mim foi Blade Runner 2049, que é dirigido pelo espetacular Dennis Villeneuve. Este filme foi responsável pela experiência cinematográfica mais complexa e poética que tive nos últimos anos, não tinha saído do cinema tão satisfeito desde Mad Max: A Estrada da Fúria, para falar a verdade, eu já esperava que este filme fosse bom, mas não da escala que vi. O grande detalhe é que eu não era nem um pouco fã da franquia criada pelo Ridley Scott, acabei me convertendo, claro.

Foi difícil decidir quem ficaria com esta última vaga, tendo filmaços como Mulher Maravilha, Planeta dos Macacos: A Guerra, Star Wars – Os Últimos Jedi e o fantástico nacional Bingo: O Rei das Manhãs, que acabaram por ficar de fora para o terceiro colocado que é certamente um longa que figurará nas principais premiações de cinema de 2018 por sua genialidade e acidez, Corra! é um terror psicológico que possui bastante humor negro e discussões sociais importantíssimas, juntamente com uma técnica cinematográfica fora de série. Seria um crime deixar esta obra prima fora da lista de melhores do ano.

**É importante ressaltar que não considerei os filmes do Oscar de 2017 na lista pelo fato do lançamento oficial deles ser de 2016, mas se fosse mencionar, certamente obras como La La Land, Moonlight, A Qualquer Custo e Manchester A Beira Mar, constariam na lista

Arthur Vergian – Redator:

MEU TOP 5:

1 – Logan;

2 – Em Ritmo de Fuga (Baby Driver);

3 – Thor – Ragnarok;

4 – Mulher Maravilha;

5 – Fragmentado.

Explicando minha lista:

Começando pela volta por cima do talentoso e quase visionário, Shyamalan, o filme fragmentado é um dos melhores filmes do diretor, e nos brinda com uma atuação assustadoramente genial de James Mcavoy, que interpreta um jovem que possui 23 personalidades distintas. Todos concordam que a caminhada da DC/Warner não está fácil, todavia o filme da mulher-maravilha foi uma das coisas mais gratificantes do ano de 2017, a contestada Gal Gadot nos ganha nos primeiro cinco minutos de filme. Já Thor Ragnarok foi o filme mais divertido que eu assisti este ano, prova de que quando a Marvel Studios deixa seus diretores trabalharem a coisa dá muito certo, pois o Taika  deixa sua marca forte no longa. Impossível Baby Driver não estar nesta lista, pois Edgar Wright nos mostra o motivo de ser um dos melhores diretores desta década, o filme é algo muito bem montado e absolutamente empolgante, o elenco tem uma química perfeita e as cenas de ação impressionam. O melhor do ano pra mim, Logan, é um filme que excede o gênero de heróis. Após uma legião de fãs passarem 17 anos vendo Hugh Jackman como o Wolverine, nada mais justo do que uma despedida épica, o filme é maravilhoso, e contém um drama único, Hugh Jackman e Patrick Stewart entregam as atuações de suas vidas, que venha o Oscar.

Ana Covo – Revisora, Administradora e Redatora:

MEU TOP 5:

1 – Mulher Maravilha;

2 – Logan;

3  – Piratas do Caribe 5 – A Vingança de Salazar;

4 – Lego Batman;

5 – Bingo – O Rei das Manhãs.

Explicando minha lista:

O ano de 2017 foi um dos anos que vi menos filmes, por alguns motivos pessoais, porém todos os filmes que assisti fui sem expectativas para não chegar na hora e quebrar a cara. Até Piratas do Caribe, do qual eu achei que veria mais do mesmo, me surpreendeu e como fã dessa saga, saí igual criança feliz ao ganhar um brinquedo novo. Bingo foi um dos filmes que não superou a pouco expectativa que eu estava, apesar da maravilhosa atuação de Vladimir Brichta, achei o filme um pouco lento, mas com uma história ótima. Quem me conhece sabe que amo Lego e essa animação não deixou a desejar em nada.

Nem sei o que dizer a emoção que foi ver Jack Sparrow novamente em tela e o Capitão Barbossa então? Que história envolvente! Disney é foda, caros amigos. Aguardo ela dominar o mundo.

Ao mundo dos heróis, Logan e Mulher Maravilha, além de uma fotografia linda e com detalhes riquíssimos, com suas histórias fortes, me fez chorar, ficar brava, rir e sair do cinema pensando e muitas coisas, questionando e já querendo ver novamente. Eu não sou muito dessa vida de leitura de Hq’s, mas fiz questão de conhecer um pouco mais de MM antes de ver o filme e me tornei fã. Então é isso, que 2018 nos traga filmes lindíssimos, pra chorar, pra rir, pra se emocionar!

Wholisses – Redator:

MEU TOP 5:

1 – IT: A coisa;

2 – Dunkirk;

3 – Bingo – O Rei das Manhãs;

4 – Logan;

5 – Alien Convenant.

Explicando minha lista:

IT é aquele filme que você curte, vibra e de certa forma torce mais pela aparição do vilão do que pelos próprios personagens principais. Uma ótima versão do clássico, filme que dá vontade de ver novamente e falar muito sobre. Por falar nisso, e aí o que acharam?

Dunkirk me fascina pela faceta temporal. “Ainn mas isso não é novo”, não é, sei disso mas o Nolan é um maldito que vende o que já conhecemos e ainda consegue nos surpreender. Não sou fã de filmes de guerra, mas esse é um filme onde o ator principal é ela, simplesmente imperdível.

Bingo é um filme ousado, bonito e verdadeiramente o destaque do ano, ao meu ver. Vladimir brichta atua de forma espetacular, e ao contrário do que se espera de filmes nacionais não há clichês. Roteiro justo e competente, por um Brasil com mais filmes ousados como esse.

Logan é foda, sem mais.

Alien covenant não é um Alien: o oitavo passageiro, eu sei! Mas o filme é muito bom, tem alien toda hora, Alien correndo, Alien, matando, Alien dominando a porra toda e é isso que o povo quer. Manda mais alien que eu achei pouco! Manda mais robô traíra dos infernos por que eu também curti muito o plot twist do filme.

Antonio Sobrinho Junior – Redator: 

MEU TOP 5:

1 – Extraordinário;

2 – Logan;

3 – Fragmentado;

4 – Mulher Maravilha;

5 – Velozes e Furiosos 8.

Explicando minha lista:

Para mim foi dificil fazer o Top 5, visto que vi grandes filmes este ano,   também não estão contemplados os filmes do Oscar 2017, pois são produzidos em 2016 e que com certeza estariam nessa lista, tais como: Lion, até o último homem e La La Land. O primeiro lugar da minha lista  foi extraordinário, que fala de um menino de 10 anos nascido com uma deformidade facial (fez 27 cirurgias) que o impediu de ir a escola por muito tempo. Ele vai para a escola e sofre bullying de todas as maneiras e esse garoto da a volta por cima e nos mostra o quanto somos iguais e devemos ser tratados sempre com respeito, independente de aparência, cor, raca e sexo. Todos que estavam na sala de cinema choraram e aplaudiram esse filme de pé, portanto vale a pena ver. Logan é o fechamento brilhante dos 17 anos em Hugh Jackman atuou como Wolverine na tela dos cinemas, esse filme é impecável e o melhor da saga dos X-Men. Fragmentado é o filme que mais me surpreendeu esse ano, e conta a história de Kevin, que e um rapaz que tem 23 personalidades, e sequestra três adolescentes em um estacionamento e passam a viver em cativeiro e ver as diferentes personalidades de Kevin. O filme é uma obra-prima de M. Light Shyamalan e o papel da vida de James McAvoy e merece ser indicado ao Oscar 2018, como melhor ator. Mulher Maravilha, é um filme diferenciado de super heróis, tem um bom roteiro, com começo, meio e fim, cenas de ação, efeito visuais e uma protagonista( Gal Gadot) que além de bela, da cinta do recado. E por fim, Velozes e Furiosos 8, no qual eu sou fã da série, e sem dúvida, o melhor dos filmes, com a sua melhor vila (Charlize Theron) e cenas de ação de tirar o fôlego.

Ramon Vitor
Nerd, cinéfilo e um estudioso da música. Este é Ramon.