Menu

DARK Netflix Melhor Série do Ano? – AúdioNerd

Primeira edição do seu novo podcast semanal, aqui do Central HQs. Esse é o nosso Áudio Nerd, espero que gostem e fiquem a vontade para comentar, criticar e/ou elogiar.  Inclusive deem sugestões sobre o próximo tema, vamos lá!

LINK PARA DOWNLOAD

Desde o dia 1 de dezembro está disponível na Netflix, a série Dark que conta com 10 episódios, com duração que varia de 44 minutes to 51 minutos cada. A descrição desse seriado normalmente é dada juntamente com uma comparação à Stranger Things, como o IGN citou:

“Dark também é uma versão mais madura de Stranger Things, com grande quantidade de palavrões, nudez e gore. Felizmente, nenhum dos materiais ‘R-Rated’ parece excessivo. Dark faz jus ao seu nome em termos de sua narrativa”.

Sinceramente devo discordar de tal comparação, tirando as musicas dos anos 80 e as cenas em 1986 sinceramente não consigo colocar as duas séries no mesmo patamar a não ser pelo suspense.

Mas vamos ao que interessa,sobre o que essa série trata?

Os dez episódios de Dark mostram uma ficção cientifica/horror que podemos chamar de multigeracional que se passa numa cidadezinha chamada Winden, que vive a sombra de uma misteriosa usina de geração de energia. Logo no primeiro episodio já nos deparamos com algo latente ao longo da serie, uma criança que e sequestrada, outra que aparece morta e um terceiro ponto que vai ser bem mais especifico para um dos personagens, um suicídio.

Dark e uma serie muito sombria, que abusa das cores escuras durante todo o seriado, assim como dos efeitos sonoros do gênero(Até demais).

Frases introdutórias do 1º episodio:

“A diferença entre passado presente e futuro e somente uma persistente ilusão” – Albert Einstein

“Nos acreditamos que o tempo decorre de forma linear, Que ele avanca uniformemente para sempre, ate o infinito, mas a diferença entre passado presente e futuro não passa de uma ilusão. O ontem, o hoje e o amanha não são consecutivos eles estão conectados em um circulo infinito tudo esta conectado.” – Desconhecido

A Série

Falando de forma superficial, na serie acompanhamos pelo ponto de vista de Jonas, na maioria do tempo, tentando lidar com a morte do pai e com as novas descobertas após esse ocorrido. O pai de Jonas escreveu uma carta antes de se matar e esta carta deveria ser aberta apenas após 4 de novembro de 2019 as 22:30. Jonas descobre através de uma carta que o pai lhe deixara um modo de como viajar no tempo. Durante a serie determinados personagens mostram possuir o conhecimento de como entrar numa caverna seguir determinados passos dentro de um túnel muito similar a um labirinto e ao sair da caverna estar em uma das datas citadas anteriormente 2019, 1986 e 1953.

Jonas e o propenso personagem principal, mas ao longo da serie percebemos que Jonas e só uma das pecas do quebra cabeça. Assistimos o desenrolar de três linhas temporais que se passam em saltos de exatos 33 anos cada sendo eles 2019, 1986 e 1953. O “por que” desse intervalo especifico e explicado ao longo da serie, mas o que causa isso já não e revelado, por enquanto.

E complicado falar sobre a serie por que muitas coisas podem ser spoiler, mas vale lembrar que durante a serie nos estamos vendo muitos dos personagens do presente em sua versão mais jovem e isso e muito interessante, ver como e o antes e o depois e a fidelidade a essência, por mais que tentem esconder assuntos passados. Fora que de certa forma perdemos a noção do que seja o presente, passado e futuro. E de como alguns fatores sempre irão se repetir, “tudo esta conectado” como a própria serie gosta que isso fique sempre latente em nossa mente.

Assistir Dark sem ficar extremamente curioso e quase impossível, eu diria, a viagem no tempo e o carro chefe do roteiro e as variáveis são extremamente interessantes. Muito do que vemos na serie nos remete a outras obras que tem a viagem no tempo como tema. Um filme que resume bem o estilo da serie e o filme O predestinado(2014)que indico a todos que ainda não assistiram e gostam da temática, considero o filme simplesmente imperdível. Uma outra obra que além de muito boa também tem esse tema e a HQ Paciência, que teve indicação ao Eisner como melhor álbum gráfico, e e uma leitura de dar no na cabeça, mas que reflete espetacularmente a relação de causa e consequência abordada na serie Dark. Inclusive essa HQ paciência ainda pode ser facilmente encontrada nas megastores, vou deixar o link do trailer de O Predestinado e da HQ Paciência.

Martha está retratando Ariadne, uma figura na mitologia grega e a filha do rei Minos de Creta, que ele próprio criou o lendário Labirinto e que os jovens foram sacrificados pelo Minotauro em seu centro. Embora Ariadne seja a meia-irmã do Minotauro, ela se apaixona pelo herói Theseus e ajuda a derrotar a criatura, retraindo seus passos do labirinto usando uma bola de fio.

LINK HQ PACIÊNCIA 

FILME O PREDESTINADO

@Wholisses - Canto, danço, interpreto, mimicas, festas de debutantes, cosplay do Vin Diesel pobre, fã da feira da fruta, possuidor de vários títulos e prêmios do plano mental entregues por lá mesmo e colaborador do site Central HQs, com muito orgulho.