Menu

Coleção Definitiva Homem-Aranha: Origens

É realmente muito difícil escrever sobre uma edição dessa importância, o Homem-Aranha é sem dúvida o personagem mais querido e conhecido da Marvel, e está entre os três maiores heróis de todos os tempos junto com Superman e Batman. Superman foi o primeiro herói e Batman é um personagem enigmático e humano, algo que fez com que fosse um herói muito famoso, a contribuição de Frank Miller para o morcego foi de suma importância colocando de vez o Batman como um ícone…Mas e o Aranha???Qual o motivo de um adolescente tímido e com uma roupa excêntrica ter se tornado o herói mais famoso da editora???

Stan Lee é o grande criador da Marvel, seja trabalhando com Kirby, Romita ou Ditko…A base da galeria Marvel foi criada por ele. Quando criou o Quarteto Fantástico, Lee se baseou na família, o Surfista Prateado, ele se inspirou nos hippies característicos da década de 60 todos os personagens deStan Lee  baseavam-se na sociedade,mas e o Aranha? A resposta é nele mesmo, sim, Stan Lee se inspirou nele mesmo para criar Peter Parker…Um jovem tímido, introvertido e até mesmo triste. O que aconteceria se um garoto assim ganhasse habilidades espetaculares??? Mas a resposta pra isso é um pouco dolorosa, pois com grandes poderes vêm grandes responsabilidades…Stan num documentário chora ao dizer sobre a criação de Peter, é como ver eu mesmo quando jovem diz Lee.

Temos então a resposta do motivo do Homem-Aranha ser o herói mais diferente e especial de todos os tempos. Nessa edição belíssima lançada pela Salvat, temos a origem do Aranha, todos sabem sobre o Tio Ben e sobre as consequências dos atos do garoto deslumbrado, porém, muitos até hoje não leram as primeiras histórias do cabeça de teia, aqui temos oito edições, Amazing Fantasy 15, The Amazing Spider-Man 1-6 s The Amazing Spider-Man Annual 1.

Lermos o Peter raiz é algo muito especial, tio Ben, tia May, os primeiros vilões como Camaleão e Abutre, e claro na edição anual a origem do Sexteto Sinistro. Cada edição é uma obra de arte com um estilo dos anos 60 em que a Marvel se tornou uma verdadeira máquina de vender e claro, fazia jus ao apelido casa das idéias, a cada edição era algo épico que se tornava um clássico instantâneo.

Muitas histórias se perdem no tempo assim como filmes ou livros, todavia, a gênese aracnídea é atemporal, os roteiros de Stan Lee praticamente ditaram tudo  que o Aranha seria pra sempre, ora Peter tem que levar sua tia para o médico ou tentar tirar fotos para ter uma grana, em outros momentos ele está no topo do Empire State enfrentando o Abutre, ou lidando com um gênio louco como o Dr. Octopus.

A arte de Steve Ditko é maravilhosa, difícil acreditar que alguém conseguia desenhar tanto nos anos 60 em que tudo era feito na raça, caras como ele e Kirby são verdadeiros monstros sagrados da nona arte.

Apesar da Salvat ter lançado algumas edições discutíveis de uns tempos pra cá,eles estão lançando coisas realmente indispensáveis nessa coleção, leia ou releia essa origem e entenda o motivo do Homem-Aranha ser um personagem mais do que amado, ser um personagem que ajudou a moldar pessoas para melhor.

Apaixonado por hqs dos anos 70 e 80, e acredita piamente que homem aranha e x-men voltarão a ser quadrinhos de ponta...