Menu

Vale a pena comprar Guerra Civil 2?

A Panini começa a lançar a saga da Marvel Guerra Civil 2, escrita por Brian Michael Bendis. Série essa que usurpa o nome da famigerada saga criada por Mark Millar, e é sem dúvida uma das melhores obras da casa das idéias. Todavia a editora não se deu por satisfeita e resolveu criar uma história com o mesmo nome de outrora, e mais inserir parte dois… há alguns meses a Marvel fez algo semelhante fazendo Guerras Secretas, nome de uma saga épica dos anos 80, todavia Jonathan Hickman fez algo muito bom, muito bom mesmo.

O motivo dessa matéria é analisar com o caro leitor se vale a pena comprar essa série. Além dos roteiros de Bendis, temos os desenhos de David Marquez que é um artista excelente, a saga começa num clima espetacular e realmente parece que será algo grandioso, é nesse ponto que o leitor talvez seja ludibriado e se empolge para comprar as outras edições, acontece que no meio da saga indo para a conclusão a saga se torna uma decepção sem tamanho!!! Mas o colecionador pensa o seguinte “se já comprei metade agora vou acabar de comprar”, e é nisso que vale a pena ler matérias e assistir vídeos antes para que não gastemos nosso suado dinheiro em revistas tão ruins.

Tudo começa com um garoto Inumano( a Marvel está querendo empurrar Inumanos goela abaixo do leitor a qualquer custo) que consegue prever fatos futuros, tais como assassinatos, o garoto parece ser uma espécie de salvação para o grupo de Carol Danvers a Capitã Marvel( outra personagem que a Marvel está dando um destaque exagerado), Carol acredita que esse garoto pode ajudar e muito a Shild, Vingadores e o mundo em geral pois com os poderes de previsão do garoto inumano os assassinos e ladrões estão com seus dias contados.

Eis que surge Tony Stark

O Homem de Ferro por incrível que pareça é a voz da razão disso tudo, pois ele com um raciocínio lógico já refuta todas as teorias da Capitã Marvel, “e se o garoto não prever 100% um fato? E se for 90% de probabilidade que aconteça?” A chance de prender uma pessoa injustamente é um fato. E outra coisa, prender uma pessoa sem ela ainda ter cometido um erro é algo muito polêmico, e não se trata de um ser com poderes mentais bem estabelecidos, se trata apenas de um garotinho.

As coisas parecem caminhar para algo interessante pois vamos concordar, Bendis sempre conseguiu escrever belas tramas, porém no meio da história Stark já consegue provar que os dons do menino não são exatos, Carol Danvers não aceita a opinião de Tony e decide perguntar para seu aliado o Fera se Stark tinha razão, e Hank McCoy confirma que sim, Tony Stark está certo…Nesse ponto a “Guerra Civil” já é desnecessária, mas para a surpresa do leitor a Capitã Marvel diz que não quer nem saber e segue com sua teoria(mesmo sendo provado que ela está errada), o que vemos a partir daí é um monte de mortes sem sentido, uma Capitã Marvel burra, teimosa e de dar raiva, e um final ruim, mas tão ruim que talvez a série Heróis Renascem seja muito melhor.

Uma saga forçada, sem sentido, sem paixão, sem motivo. E não se pode culpar somente Brian Michael Bendis, pois sabemos que uma equipe toda esteve por trás desse projeto. Mas a pergunta do título, “vale a pena comprar Guerra Civil 2“? Tenho duas respostas, se você é um leitor que gosta de comprar coisas boas e dignas de estarem em sua estante, a resposta é não…Porém, se você é um marvete apaixonado por cronologias e fatos que acontecem com os personagens e coleciona independentemente da qualidade da história, então sim, vale a pena, mas somente por motivos de coleção.

A letra da música Civil War do Guns nRoses combina perfeitamente com essa saga:

“I dont need your civil war, i dont need one more war

Eu não preciso de sua guerra civil, eu não preciso de mais uma guerra“.

Apaixonado por hqs dos anos 70 e 80, e acredita piamente que homem aranha e x-men voltarão a ser quadrinhos de ponta...
  • Rafael Melo

    Bendis, sabe a barra?então….NÃO FORCE!!!!!

    • arthur vergian

      Kkkkkk…boa

  • Jeff

    E que vem depois tbm não é menos ruim 😛