Menu

10 Grandes Heróis Urbanos Marvel

Fala galera…É muito bom ler grandes sagas cósmicas, ver o Surfista Prateado digladiando-se com Galactus, ver Thanos exibindo seu poder assustador, ler histórias maravilhosas dos X-men e Vingadores, porém, nada me agrada mais na Marvel Comics que heróis “urbanos”…Essa expressão é usada para aqueles personagens que agem dentro de perímetros urbanos e que geralmente não tem o poder de 1 milhão de sóis pelo contrário são muito mais humanos e falíveis…Esse é o fator que os torna tão especiais, suas limitações. É claro que poderes são poderes, e o ambiente de quadrinhos é algo surreal e maravilhoso, todavia, ler personagens urbanos nos faz aproximar mais das histórias, deixando as coisas mais dramáticas e palpáveis, esse talvez seja o maior triunfo da Marvel desde de os dias de Stan Lee.

Separei dez personagens que se encaixam nesse termo, vamos lá:

10- Manto e Adaga

Criados pelo mestre Bill Mantlo e Ed Hannigan em 1982 nas páginas do Homem-Aranha, esses dois personagens combinam muito com o termo da matéria, criados nos anos 80 que por sinal mudava a forma de narrativa… Seja em aventuras com a ajuda do Homem-Aranha ou em aventuras solo, Manto e Adaga vivem num ambiente de subúrbio e violência, drogas e abusos infantis permeiam suas histórias. Após passarem por uma horrível experiência o garoto Tyrone Johnson e a menina Tandy Bowen se viram dotados com incríveis poderes, tudo isso resultado de uma experiência da Maggia que enganava moradores de rua prometendo melhorias de vida. Com adagas de luz e um manto de escuridão os dois passam a proteger a cidade, principalmente crianças desabrigadas e jovens vítimas de traficantes de drogas.

9- Gata Negra

Criada por Marv Wolfman em 1979 Felícia Hardy começou sua carreira como ladra e vilã ferrenha do Homem-Aranha, porém com o passar do tempo a Gata começou a atuar ao lado de seu amado Aracnídeo contra o crime, e mais a frente ela sozinha ajudou muita gente, claro sobre a consciência de uma ladra inveterada, mas verdade seja dita Gata Negra combina muito com uma personagem urbana…Felícia já tinha habilidades fantásticas porém após passar por experiências do poderoso Wilson Fisk, Felícia Hardy se viu dotada de um espantoso poder de má sorte sobre seus inimigos.

8- Jessica Jones

Uma personagem fantástica e relativamente nova, pois foi criada em 2001 por Brian Michael Bendis, numa série chamada Alias, série essa de teor adulto. Em histórias que são a cara de Bendis com pegada policial e investigativa a personagem se enquadra de forma perfeita no universo urbano da Marvel. Jessica é muito forte e tem habilidades incríveis, quando criança jessica sofreu um acidente na estrada com um caminhão com produtos radioativos atingindo-a e assim lhe concedendo incríveis habilidades…Jessica Jones foi pouco a pouco fazendo parte do Universo Marvel, e hoje é uma personagem definitiva na editora.

7- Cavaleiro Da Lua

Um mercenário que foi morto diante a estátua do deus egípcio Khonshu, e após um culto Marc Spector se torna uma espécie de avatar do deus Khonshu…Criado em 1975 por Doug Moench e Don Perlin, o Cavaleiro Da Lua é um dos personagens mais complexos e interessantes da Marvel, apesar de não ser tão conhecido pela grande massa de leitores as histórias de Marc Spector envolvem várias personalidades, loucura, complexidade, violência e um ar de herói urbano sensacional…Cavaleiro Da Lua se encaixa muito bem pra uma futura série da Netflix, eu adoraria.

6-Elektra

A queridinha de Frank Miller, uma de suas maiores criações nos anos 80, Elektra é uma lutadora de habilidades formidáveis, além de ser uma assassina quase inigualável. Inserida nas histórias do Demolidor, Elektra acabou morrendo, porém os fãs amavam demais a personagem que se tornou uma das personagens femininas mais queridas da Marvel, e assim ela voltou à vida. Após fases como uma espécie de vilã, Elektra com o tempo foi se tornando uma típica anti-heroína, fazendo parte de grupos como o Thunderbolts e muitas outras participações pelos anos.

5- Punho De Ferro

Direto das montanhas Tibetanas o jovem Danny Rand se torna o poderoso Punho De Ferro, criado em 1974 por Roy Thomas a Marvel explorou muito bem uma onda de artes marciais que tomavam o ocidente nos anos 70…Apesar de toda a mística oriental, Danny Rand é um perfeito herói urbano principalmente na companhia de seu melhor amigo Luke Cage. Punho De Ferro tem uma rica história no Universo Marvel com habilidades como fator de cura acelerado, força, domínio de seu corpo e principalmente o controle de seu Chi que o fazem talvez o melhor lutador da Marvel.

4- Luke Cage

Carl Lucas ou Luke Cage foi criado em 1972 por Archie Goodwin, John Romita e George Tuska, Luke foi um personagem que obteve seus poderes através de uma expêriencia(fato semelhante entre os heróis urbanos) com  força, resistência, pele impenetrável e várias outras habilidades, Cage é um personagem que marcou  época principalmente por ter surgido numa período em que o racismo e a violência assolavam os Estados Unidos, e então entra em cena um dos primeiros heróis negros a ter um título de HQs. Mas independente desse período Luke Cage passou a ser um dos personagens mais queridos da Marvel, e ao lado de seu amigo Punho De Ferro eles formam uma das duplas mais legais da editora.

3- Justiceiro

Justiceiro é um herói? A discussão não é fácil, mas a verdade é que Frank Castle já salvou milhares de vidas, e livrou o mundo de vários assassinos e traficantes de drogas. Criado em 1974 por Garry Conway quando o roteirista escrevia as histórias do Aranha. O Justiceiro ficou muito popular na época, e década após década a popularidade do anti-herói parece sempre se renovar. Frank Castle que teve sua família assassinada se tornou um perseguidor implacável do crime organizado, com treinamento militar e nenhum tipo de superpoder Frank Castle é um dos personagens mais originais da Marvel. Uma série de TV do personagem já esta no forno, e promete ser muito boa.

2- Homem-Aranha

Peter Parker criado pelo gênio Stan Lee nos anos 60 é o personagem mais famoso da Marvel Comics, e poderia muito bem estar no topo dessa lista, porém o Aranha chegou num nível tão alto( membro dos Vingadores, Membro do Quarteto, foi ao espaço várias vezes) que optei por outro personagem para liderar essa lista. Mas o Aranha tem suas melhores histórias nos becos de Manhattan e nas ruas do Queens. O Homem-Aranha está intimamente ligado a cidade de Nova York e ao meu ver como fã do Aranha, nunca gostei muito do Peter fazendo parte de grupos como Vingadores e outros, a essência do herói é puramente sozinho pelos prédios da cidade, no máximo na companhia de amigos como Manto e Adaga, Gatuno ou um de seus melhores amigos, o Demolidor.

1- Demolidor

Mais um personagem criado por Stan Lee mas que teve sua glória e total influência posterior criada por Frank Miller, alias Miller é mais que um criador ele é o responsável por transformar Daredevil num herói insuperável na galeria da Marvel…O motivo do Demolidor estar em primeiro na lista??? Ele possui as melhores histórias dos heróis urbanos e talvez seja o personagem com maior número de ótimas HQs da editora. Desde os dias de Miller o personagem passou por vários roteiristas talentosos que fizeram do Demolidor um fenômeno de boas histórias. Além disso tudo Matt Murdock é a personificação do herói urbano, e um dos personagens com maior simbolismo na história das HQs.

E vocês pessoal, qual personagem colocariam nessa lista???

Apaixonado por hqs dos anos 70 e 80, e acredita piamente que homem aranha e x-men voltarão a ser quadrinhos de ponta...