Menu

Novíssimos X-Men

Se hoje temos uma série com os X-Men originais ainda adolescentes vivendo no presente, isso se deve ao legado Brian Michael Bendis. Ou na ficção a Hank McCoy o Fera, que para tentar corrigir o presente trouxe até nós os X-Men lá do passado, quando a Escola Xavier estava bem no início. O Fera acreditava que se trouxesse os cinco mutantes Ciclope, Jean, Anjo, Homem de gelo e o próprio Fera(sim eu sei o X-Men são complicados) eles poderiam mostrar para o Ciclope do presente o quão errado ele estava em relação a suas atitudes. Scott estava muito mudado desde a saga Vingadores VS X-Men, quando ele estava possuído pela entidade Fênix, e assassinou o Professor Xavier. Agora um fugitivo, Ciclope se torna uma espécie de anti-herói, e nesse contexto o Fera traz os X-Men do passado para tentar corrigir tudo.


A intenção de Fera até que era boa, pois ele queria que Ciclope e também os outros mutantes vissem a pureza e união dos X-Men do passado, e que se unissem uma vez mais. Porém nós sabemos como funciona esse lance de viagem no tempo não é? Fera tinha a intenção de trazer os X-Men e mais tarde enviá-los de volta, acontece que isso não ocorre, e levar os cinco adolescentes de volta pra casa parece impossível, em certa feita os próprios adolescentes se mostram em dúvida se querem mesmo voltar ou permanecer no presente.


Eu preciso ter lido a fase do Bendis para acompanhar essa nova mensal??? 

Sim e não, por exemplo, é possível ler a fase do Bendis sem ter lido Vingadores VS X-Men, porém se você ler ficará mais fácil entender as referências. No caso de Novíssimos X-Men é a mesma coisa, se você não ler a fase do Bendis você poderá ficar um tanto quanto confuso com algumas citações, mas dá pra acompanhar sem ficar boiando.

Uma dica interessante é acompanhar os encadernados da Nova Marvel Novíssimos X-Men, que ainda estão disponíveis na Amazon. Um detalhe: já passou da hora da Panini publicar um encadernado de Vingadores VS X-Men, até porque essa fase tem muita importância para a Nova Marvel.


Quando acabou as Guerras Secretas do Hickman a Marvel zerou seus títulos, e a revista mutante agora possui três histórias por edição, duas delas eu já fiz uma matéria, mas faltou falar sobre essa publicação, os Novíssimos X-Men. 

A edição número #1 começa mostrando cada um dos X-Men adolescentes longe da batuta de Kitty Pryde ou de Ororo. Cada um deles está num lugar do mundo, a propósito, a equipe não se trata apenas dos originais, temos também a X-23(ou nova Wolverine), Idie Okonkwo e Kid Apocalipse. Jean Grey não está mais com eles, pois agora faz parte da equipe de Tempestade e do Velho Logan. Scott está afastado do grupo e busca se encontrar , mas já de cara ele se depara com garotos que adoram e reverenciam ao Ciclope do presente uma gangue chamada de Os Fantasmas Do Ciclope, este que aparentemente está morto, mas como isso aconteceu ainda não foi revelado. A verdade é que o Ciclope do presente é temido e odiado pelo mundo. E imaginam como fica a mente do Ciclope jovem??? A gangue que adora ao Ciclope são mutantes, e o jovem Scott ao tentar detê-los acaba desmaiando, porém os Novíssimos X-Men aparecem para salvá-lo.


Os novos X-Men lutam contra a equipe dos adoradores do Scott, mas no fim o jovem Ciclope acaba sendo preso. E a própria gangue de mutantes arrebenta o muro da prisão para libertá-lo, pois querendo ou não o jovem Ciclope também é Scott Summers (sim gente…X-Men tem horas que dão um nó no cérebro). 

Scott e a a gangue Fantasmas Do Ciclope são encurralados pela polícia, e mesmo muito jovem, Scott já mostra que no futuro será um dos maiores líderes da história mutante, pois ele acaba protegendo a gangue, porém a policia está no encalço dos jovens, e mais uma vez os Novíssimos X-Men salvam o dia. A gangue parte, e agora Scott mais uma vez faz parte da equipe.


Na edição #4 vemos várias missões com os mutantes salvando vidas, com ênfase em Laura a Wolverine sempre se arriscando demais, e confiando no seu fator de cura (lembra alguém?). Laura acaba sendo confiante demais e a edição termina com o mutante Blob dando uma surra extraordinária em Laura.

O Anjo não tem o que fazer, e após Blob se retirar ele vê Laura entre a vida e a morte. Os Novíssimos X-Men tentam deter Blob, e uma batalha destruidora se alastra pela cidade de Paris. Blob vai destroçando cada membro dos X-Men, e nesse ínterim o Anjo diz para Laura que o namoro deles tinha chegado ao fim.

Blob continua a espancar os mutantes, enquanto isso o mutante Groxo surge, e sequestra Scott Summers, como os X-Men estão muito ocupados apanhando de Blob, esse fato acaba não sendo notado de imediato. Quando os X-Men estão prestes a ser finalizados por Blob, o Anjo aparece na luta, e após apanhar também, ele consegue ferir os olhos de Blob, e com um rasante incendiário de dar inveja ao Tocha Humana, Blob é derrotado pelo Anjo, que salva os X-Men e claro, milhões de franceses apavorados. A edição termina com Scott numa catacumba aprisionado por Groxo.


Groxo parece estar muito fora de si, e aparentemente quer matar o Ciclope, pois ele culpa o mutante pela forma com que os humanos estão os odiando. E Groxo acredita que se matar o jovem Scott, a espécie mutante será salva. Scott consegue escapar de sua prisão, e após duelar contra Groxo, toda a estrutura da catacumba francesa vem abaixo, Groxo consegue escapar e acredita que Ciclope morreu nos escombros. Ele fica muito frustrado pois vê que tudo continua igual. Quando o Fera e os outros X-Men localizam o paradeiro de Scott, eles julgam ser tarde demais, pois também acreditam que Scott foi morto.


Agora o que resta é aguardar a edição #8 de X-Men para conferir essa continuação não é?


Escrita por Dennis Hopeless(que já é muito familiarizado com o universo mutante) e desenhado por Mark Bagley, eu fui surpreendido por essa fase, pois quando comprei a revista X-Men, achava que Novíssimos X-Men seria muito ruim, minha sensação foi o inverso. A trama contém uma arte muito boa, ornando perfeitamente com o tema, pois se trata de mutantes jovens tentando encontrar seu lugar no mundo, e se para os mutantes mais experientes como Tempestade e Magneto não está fácil, imaginem para esses adolescentes??? Aliás eles vivem na pior época(ou uma da piores) que os mutantes já passaram.


Dennis Hopeless parece estar muito a vontade em escrever essa revista, que além de possuir muita ação, ele acha espaço para explorar de forma única cada personagem, por exemplo o romance de Warren e Laura, questões de fé e Cristianismo com Idie Okonkwo, a questão da homossexualidade de Bob e o simples drama de todos os mutantes viverem num mundo repleto de ódio e preconceito. Hopeless explora muito bem cada detalhe.

Resta esperar para vermos o que a Marvel reserva para cada um desses jovens mutantes, os Novíssimos X-Men.

Apaixonado por hqs dos anos 70 e 80, e acredita piamente que homem aranha e x-men voltarão a ser quadrinhos de ponta...
  • Vou começar agora a história e a Panini ainda está mega atrasada nos lançamentos dos encadernados, agora que vão lançar o volume 04 com as edições 18-21 dos Novíssimos, eles podiam lançar o encadernado assim que terminasse a ultima edição mensal cobrida dentro do encadernado, se não me engano é assim nos EUA! :/