Menu

Dicas de como jogar um Pré-Lançamento de Magic The Gathering

Estamos a alguns dias do pré-lançamento da próxima coleção de Magic The Gathering, Revolta do Éter e muita gente vai jogar o seu primeiro evento selado e possui algumas dúvidas a respeito de como é o formato. Formatos Limitados são aqueles nos quais o jogador constrói seu deck a partir de produtos abertos dentro do próprio evento. É uma excelente porta de entrada para novos jogadores pelo fato de não requerer que o jogador tenha um deck pronto ao entrar no torneio. Em teoria todos entram com a mesma chance de ganhar, dependendo apenas da habilidade de avaliar cartas, montar e pilotar decks.

 

 ALGUMAS REGRAS DE TORNEIOS LIMITADOS

  • Decks limitados devem conter no mínimo 40 cartas. Não existe número máximo;
  • Jogadores não estão restritos a quatro cópias de qualquer carta no Torneio Limitado;
  • Qualquer carta aberta que não está no deck do jogador, funciona como o seu sideboard;
  • Jogadores podem ter qualquer números de terrenos básicos no sideboard. Não tem restrições de um número de cartas que o jogador pode trocar do sideboard para o main deck, mas deve-se observar o mínimo de 40 cartas. E esta troca não precisa ser equivalente um por um como é tradicionalmente;
  • Jogadores que participam de torneios Limitados sem lista de decks podem mudar o main deck livremente após a primeira partida usando as cartas do seu sideboard para tal, sem haver a necessidade de retorno do deck para a sua composição original antes da partida;
  • Fora terrenos básicos , apenas cartas da expansão dos boosters abertos devem ser usados no deck dos participantes;

DICAS BÁSICAS PARA UM PRÉ-LANÇAMENTO

  • Revise todas as cartas da coleção antes de participar do evento. Isso melhora o tempo de escolha das cartas, pois você já saberá de ante mão como ela funciona e estará familiarizado com as novas habilidades que a expansão traz.
  • Vá à loja com todos os materiais necessários : caneta, papel e terrenos básicos. Por mais que a loja tenha para disponibilizar, é muito mais prático e dinâmico o uso dos próprios terrenos básicos. Isso evita atrasos no torneio, dispensando o tempo gasto que os organizadores perderiam falando com cada jogador. Você levando seu próprio material faz com que o tempo de construção do deck seja aproveitado completamente e evita a espera para completa-lo. O campeonato transcorre com rapidez e a loja agradece.
  • Como você marcará seus pontos de vida e listará todas as cartas que receber? Como falei acima, leve caneta, pois é muito chato ficar pedindo emprestado na hora. Você perde tempo esperando o companheiro terminar ou te emprestar e ainda corre o risco de não conseguir. 
  • Todos conhecemos aplicativos para marcarmos nossos pontos de vida, mas o papel é o mais eficiente deles. Quando marcamos em papel, podemos facilmente analisar o que ocorreu durante a partida. E caso algum problema ocorra, as anotações feitas no papel são a maneira mais fidedigna para o juiz analisar o que aconteceu, se houver algum problema, ele provavelmente dará a razão para as anotações.


DICAS PARA MONTAR SEU DECK

O evento de pre-release é um evento limitado do tipo Selado, em que os jogadores recebem 6 boosters (4 de Revolta do Éter e 2 de Kaladesh) e devem montar um deck com no mínimo 40 cartas, incluindo os terrenos básicos. Algumas dicas gerais sobre o selado:
  • Jogue com 18 terrenos. No raro caso em que a maioria de suas cartas tenham o maior custo 3 você pode tentar jogar com 17 terrenos, mas não é recomendado.
  • Jogue com muitas criaturas. Entre as 22 ou 23 cartas que irão compor o seu deck, tente jogar com no mínimo 16 criaturas. Ter mágicas de remoção e mágicas para ganhar vantagem de cartas é bom, mas o formato é dominado por criaturas e o jogador que tiver mais vai estar em vantagem.
  • Otimize as criaturas dentro da curva de mana. Tente colocar criaturas para usar a cada turno, criaturas de custo 2 para usar no turno 2, custo 3 no turno 3, e assim por diante.Ter muitas criaturas de custo alto no deck pode e irá atrasar a velocidade do deck.
  • Use criaturas com evasão. Seu objetivo é causar dano no oponente, e criaturas com habilidades como Voar  por exemplo ajudam a fazer isso, pois são mais difíceis de serem bloqueadas.
  • Use mágicas de remoção. Como já falei, o formato favorece criaturas, então poder remover criaturas ajuda muito.
  • Mantenha suas cores simples. O ideal é manter os requisitos o mais simples possível, usando cartas de uma única cor e evitar cartas que tenham muitos símbolos de mana iguais em seus custos se estiver jogando com mais de duas cores.
  • Não se engane por cartas raras! Talvez a dica mais importante aqui. É muito tentador usar aquela carta mítica rara foil que você abriu no booster, porem você deve montar seu deck baseado nas comuns e incomuns que tirou. Ter uma carta rara super poderosa de uma cor e não ter cartas o suficiente da mesma cor é algo que pode acontecer. Se a sua rara estiver nas cores que você montar o deck é um bonus pra você, mas não monte um deck apenas para usar a carta rara.
  • Uma boa curva de mana: Ter em mente a curva de mana de suas criaturas é crucial para criar um bom Deck Selado. Você não quer uma tonelada de cards em qualquer ponto da curva. É importante que você consiga um bom equilíbrio para poder jogar suas mágicas baratas no início do jogo e suas mágicas caras no fim. Como regra geral para o formato Limitado, eu recomendaria o seguinte:
    • 1 mana: 0 – 2 criaturas
    • 2 manas: 4 – 6 criaturas
    • 3 manas: 3 – 5 criaturas
    • 4 manas: 4 criaturas
    • 5 manas: 3 criaturas
    • 6+ manas: 1 – 2 criaturas

 

OBSERVAÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os pré-lançamentos  são oportunidades para aprender. E há algumas coisas importantes que você pode fazer para melhorar isso. É fácil simplesmente reforçar o que você já acredita. Se você acha que os melhores decks selados envolvem duas cores, dezessete terrenos, dezoito criaturas, e cinco mágicas, você pode apenas aplicar essa fórmula e ir jogar com ela. Se a sua fórmula, seja qual for, está perto de razoável, você terá um resultado próximo a razoável nesse evento. Se você está esperando para aprender mais sobre a jogabilidade do jogo em um pré-lançamento, tenha certeza que você pode obter um grande salto nesse quesito. Quando você está construindo o seu deck, ao longo do dia, converse com seus amigos sobre o que eles fariam com o seu deck. Peça para ver os outros decks de outras pessoas, e pensar sobre o que você faria. Se eles querem conversar ou debater sobre isso, converse sobre.

Uma característica fabulosa de um evento como este é que você está autorizado a mudar o seu deck entre rodadas. Faça! Experimente essa ideia que seu amigo teve e veja como ela se sente. Certifique-se de ser realista, no entanto: apenas porque a sua ideia não funcionou em determinado jogo, se ela falhou ou não naquela instância específica é algo natural e que tudo isso servirá como experiencia. O mais importante em tudo isso, porém, é apenas sempre estar pensando no que você aprendeu a cada jogo. Esta é uma boa lição para todos os jogadores, mas há uma liberdade especial em um Pre-lançamento, tanto por causa da atmosfera descontraída e da novidade da nova coleção. Fazer perguntas ao Juiz ou ao lojista e manter uma mente aberta são importantes. Se as lições estão lhe fazendo bem, você necessitará começar encontrar conclusões (“a carta X é ruim em determinados arquétipo” ou “esta carta é muito pior em um baralho lento”), mas esteja disposto a mudar suas conclusões depois que o tempo passa, e não imagine que você terá a sua resposta final antes do primeiro torneio da nova coleção.

Desejo a todos um ótimo pré-lançamento, que vocês não “ziquem” ou”floodem” e principalmente se divirtam entre amigos. Para finalizar irei deixar o depoimento do Juiz Rayllan Leitão dos Santos sobre o evento e as dicas que ele tem para os jogadores. Ele estará presente no evento na loja Magic Moutain Geek Store. Confira:

Pré-lançamento é o evento mais importante para os jogadores da comunidade conhecerem as novas edições, este torneio lhe dá a oportunidade de sentir os cards em suas mãos e usar todas as novas habilidades antes das cartas  estarem disponíveis para venda, e isso é fantástico. Sem contar que é um evento com excelente custo benefício, onde os participantes iram receber cartas promocionais foil de acordo com a classificação final. Porém o mais importante de participar de um lançamento é a diversão em montar seu deck, logo esperem jogadas inusitadas e muitas risadas com seus decks de selado, e ainda poderão discutir com os amigos a respeito de que deck ficou melhor, qualquer dúvida não se limite na hora de chamar o Juiz ou algum organizador, estaremos lá justamente para que o evento ocorra da melhor forma possível. Para ter um bom rendimento é ideal conhecer as cartas de antemão de Revolta do Éter e dormir bem na noite anterior. Leve uma caneta, você irá precisar para preencher a sua lista de seu baralho, leve seus protetores para proteger seu deck e terrenos básicos. Caso você não tenha o material, nós iremos lhe fornecer.

Roberto Dias Costa Neto nasceu em Macapá em 1989. Formado em Gerenciamento de Redes de Computadores e Especialista em Segurança de Servidores Linux, é um entusiasta pela arte sequencial e leitura desde a infância. Tem como objetivos de vida escrever um quadrinho, ter um filho e plantar uma árvore.